sexta-feira, 20 de abril de 2012

A propósito de Júlia Malhoa



Hoje faz anos que morreu Júlia Malhoa. Hoje, 2 de Janeiro. E não noutro dia qualquer…

«…às nove horas e zero minutos do dia dois do mez de janeiro do ano de mil novecentos e desanove, numa casa da Avenida cinco de Outubro, seis, da freguesia de São Sebastião da Pedreira, desta cidade, faleceu de embolia, um indivíduo do sexo feminino de nome Juliana Júlia de Carvalho Malhoa, de sessenta e quatro anos de idade...» reza o assento de óbito, a fls 1 vº e Nº3 do L14 da 3ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa relativo ao ano de 1919.

Quer isto dizer que, mais uma vez, alguém perdeu uma bela ocasião para estar calado, quando, após mais uma leitura apressada de um postalinho, vem corrigir o que não tem correcção e põe em causa o que Matilde Tomaz do Couto escreveu em 2005, e pelo visto bem, quando nos refere «o falecimento da esposa, nos primeiros dias de 1919…»

“Quem, com ar doutoral, corrige o que está certo, ou é tolo ou pouco esperto…” - não diz o povo, mas bem podia dizer.


Juliana Júlia de Carvalho Malhoa (1853-1919) foi a companheira dedicada de José Malhoa durante praticamente 39 anos. O amor de toda uma vida.

Que se saiba e agora me recorde, Malhoa pintará apenas quatro retratos de Júlia.

Este, que agora vemos, datado de 1883. Retrato que Malhoa sempre manteve no lugar de honra de sua casa, deixando disposições testamentárias no mesmo sentido.

Um outro, existente no MJM, possivelmente anterior, ainda de fraca mão, com uma Júlia “hespanholada” de leque, mantilha e olé!
E que pode ver aqui.

Outro mais, de poucos anos depois, onde Júlia é retratada, de corpo inteiro, sentada a bordar ‘en plein air’ no Cabeço do Peão, em Figueiró dos Vinhos – pequena tábua exposta em 2002 e que faz ‘pendent’ com uma outra em que MHPinto retrata Mª da Conceição, sua mulher, nos mesmos propósitos.

E, finalmente, o magnífico Retrato de Minha Mulher, 1914, do MNAC-MC, outra tábua que nos mostra o perfil de Júlia, meio de escorço, recortado sobre um fundo de flores impressivo. Quadro que Malhoa fez questão de doar ao Museu logo após o falecimento da sua querida Júlia.


Debrucemo-nos, por agora, sobre o Retrato de D. Júlia Malhoa, 1883, quadro apresentado pela primeira vez nesse mesmo ano, na 3ª Exposição de Quadros Modernos do Grupo do Leão.

Não sendo nenhuma obra-prima, tem a importância que tem.

Trata-se, que me recorde, de um dos primeiros retratos formais que Malhoa executa e mostra em público [1] - com pincelada aplicada, apresenta-se, agora e também, como Pintor de Retrato. Inaugurando assim a extensa galeria de burgueses e aristocratas, suas mulheres e filhas, que lhe farão «bicha à porta do atelier». Ao mesmo tempo, apresenta-nos, três anos após o casamento, a sua própria mulher como Senhora de Sociedade - formal, forçadamente de gorro e estola de peles, e bouquet de rosas finas, como nunca mais a veremos. Quem sabe se numa tentativa de exorcizar de vez [2] uma mácula de concepção?!

Sobre este Retrato de D. Júlia Malhoa convém lembrar que, contrariamente à generalidade das críticas que sempre a seu propósito são recordadas [3], Ramalho Ortigão também se lhe refere.

Se, no ano anterior, já havia elogiosamente escrito «Malhoa, que em outras exposições nos mostrava interessantes documentos da sua viva e corajosa aptidão, aparece-nos agora como um luminista extraordinário à Cláudio Loreno» - antecipando em mais de um século teorias que se querem novas -, em 1883, o grande Ramalho Ortigão dirá sobre este quadro «O retrato nº 53, de Malhoa, é o único acabado nesta exposição. Esta qualidade, junta à de uma semelhança perfeita [4], torna-mo extremamente simpático, e fez-me esquecer, para aplaudir o autor, de uma certa anemia de empaste e de uma dominante de acorde em cor-de-rosa, que prejudica a intensidade nervosa da expressão na figura».

Para Malhoa, está visto, mais valeu um Ramalho na mão que dois Monteiros a voar… E as «bichas à porta do atelier» não demoraram a formar-se…



Publicado originalmente em 2 Jan. 2012. LBG.


[1] Que a estória do Retrato de Joaquim Malhoa ser obra anterior, é treta e já antiga, de outra ‘pena brilhante’ - a de Montez… Mas, basta olhar e ver…
[2] De vez, ou, pelo menos, nos 127 anos seguintes - até um pobre palerma resolver que a História d’Arte se faz com conversa de soalheiro…

[3] Refiro-me, entre outras, às críticas demolidoras então publicadas por Monteiro Ramalho ou Emídio de Brito Monteiro, e que sempre vêm à baila quando disto se fala... A de Ortigão, sabe-se lá porquê, tem ficado no limbo.


[4] Pode ver aqui, em fotografia da época, Júlia Malhoa com o mesmo gorro e a mesma gola de rendas, mas sem a estola ou casaco de pele.
Adenda
Porque parece que ainda há dúvidas, ou há quem não queira ver... 
Diz uma recente e douta nota a propósito deste quadro: «Primeiro retrato exposto por Malhoa, se concordarmos com a data atribuída por alguns autores...» e logo a seguir vem mais parvoíce.
Ora, não temos de concordar ou deixar de concordar, e os autores não são alguns - é o próprio Malhoa, que assina e data a tela: «Malhoa 1883». Como se pode ver ampliando esta mesma foto (no canto inferior esquerdo).



Fica percebido?! O resto, diz-nos Ramalho Ortigão. E as parecenças ou «semelhança perfeita» com fotos e retratos de Júlia.
Dúvidas, se as houver, será sobre quem seja a retratada num desenho a carvão, talvez do mesmo ano (?), alegadamente, e não se sabe bem porquê, que se diz representar Júlia Malhoa (?) ...
Será que não temos olhos na cara?
10 Nov. 2012. LBG

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.