segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uma outra Exposição no Rio, 1933



Em Dezembro de 1933, pouco depois da morte de Malhoa, ocorrida em Figueiró dos Vinhos a 26 de Outubro, realizou-se no Rio de Janeiro uma «Exposição de Homenagem á memoria do saudoso pintor português José Malhôa».

Pela inscrição manuscrita no «Catálogo da maioria dos seus trabalhos, gentilmente cedidos pelos seus possuidores desta Capital», ficamos a saber que a mostra e realizou entre os dias 3 e 10 de Dezembro de 1933. Pouco mais se sabe sobre tal iniciativa - nem o local, nem quem a promoveu. Aliás, fora a existência do pequeno Catálogo - uma pequena folha impressa dobrada ao meio, e que agora aqui se partilha - nenhuma outra referência, que saibamos, haverá desta exposição... Todavia, aqui se reunem informações preciosas para quem pretenda estudar a obra de Malhoa, principalmente a sua presença e influência no Brasil.

A capa reproduz um desenho feito a partir de uma foto conhecida, já do fim da vida de Malhoa, com este vestindo um catita robe de chambre parisiense em veludo, posando, de paleta e pinceis, frente  a As Promessas, 1933, um dos seus derradeiros quadros.
Tal desenho, que nada acrescenta à fotografia - bem pelo contrário - estará assinado, embora se não consiga descortinar o nome do "artista". Nada de grave, pois fora a boa intenção, nada mais se aproveita - nem o tempo perdido no debuxo  - e melhor fora ter-se reproduzido mesmo a foto original que esta coisa inenarrável...

Fica o Catálogo. Precioso.
Com uma extensa lista de obras, então todas ainda no Brasil, e a indicação dos seus possuídores.
E interessante será verificar quantas e quais  já votaram a Portugal desde essa altura... bem como comparar igualmente a mudança de proprietários ocorrida entre 1906 - data em que a grande maioria foi adquirida, na Exposição do Real Gabinete - e a desta mostra de 1933.
É um interessante exercício.



13 Ago. 2012. LBG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.