quarta-feira, 26 de setembro de 2012

«A DUAS MÃOS | DESENHOS INÉDITOS»

No Centenário da morte de Manuel Henrique Pinto



Provocando, 1905
Retrato de MHPinto por JMalhoa
Passam hoje cem anos sobre a data da morte de Manuel Henrique Pinto, ocorrida em Figueiró dos Vinhos a 26 de Setembro de 1912.

Manuel Henrique Pinto, pintor do Grupo do Leão – introdutor do primeiro Naturalismo em Portugal – um dos retratados por Columbano no célebre quadro O Grupo do Leão, 1885, à cabeceira da mesa, ladeado pelos inseparáveis José Malhoa e João Vaz; foi dedicado Professor do Ensino Industrial – primeiro Director da Escola Fradesso da Silveira em Portalegre (1884-1888), Director da Escola Jacôme Ratton de Tomar (1888-1911) e Professor da Escola Marquês de Pombal em Lisboa (1911-1912); exerceu ainda o cargo de Vogal Correspondente em Tomar do Conselho dos Monumentos Nacionais (1897-1911), com papel de relevo nas primeiras campanhas de salvaguarda e restauro do que hoje é Património da Humanidade.


Membro desde a primeira hora do Grupo do Leão (1881-1889), foi um dos fundadores do Grémio Artístico (1891-1899) e da Sociedade Nacional de Belas Artes (1901), participando activamente em todas as mostras destas agremiações, com excepção de uma - a 3ª do Grémio, em 1893.
Galardoado com vários prémios, expôs em Portugal, Berlim, Paris, Madrid e Rio de Janeiro, e está representado em alguns museus nacionais e estrangeiros.
Em 1883, com Malhoa, juntos descobrem o «Figueiró das cores» e por ali iniciam, verão após verão, a dita «odisseia rústica», desenhando e pintando as terras e as gentes figueiroenses. Em Figueiró dos Vinhos ambos acabarão por morrer, ambos em finais de verão, Henrique Pinto em 1912, José Malhoa vinte e um anos depois.
Assinalando o Centenário da morte de Manuel Henrique Pinto, terá lugar no Clube Figueiroense – Casa da Cultura, Município de Figueiró dos Vinhos, de 29 de Setembro a 11 de Novembro, uma Exposição denominada:
A DUAS MÃOS | DESENHOS INÉDITOS
Manuel Henrique Pinto (1853-1912) e José Malhoa (1855-1933)
Pelo Centenário da morte de Manuel Henrique Pinto


A mostra reune cerca de dúzia e meia de Desenhos inéditos dos dois Artistas, abarcando essencialmente o período por ambos vivido em Figueiró e pondo em diálogo alguns trabalhos, temas e modelos que juntos partilharam.

Como já devem ter notado, tenho andado proíbido pelos médicos de falar deste aqui – a doutora não deixa. Hoje, a propósito do Centenário, interrompe-se a dieta. No entanto, como compreenderão, também não posso escarrapachar, sem mais aquelas, as fotos  dos desenhos que vão ser mostrados – ou deixariam de ser inéditos… Ficam estas duas mãos, um belo estudo de MHPinto para Esfolhando o milho, 1907, e porque estavam destinadas à capa do catálogo e convite da exposição. 

          O melhor mesmo é lá darem um salto – o que se mostra e o passeio valerão sempre a pena (até ao S. Martinho, 11 de Novembro, estará aberta, mas verifiquem antes aqui ou aqui).
Ali encontrarão outras Mãos;  uma das Velhas mais outra das novas, mas por mãos a que não estamos habituados; uma Noiva de antes da outra; e uma outra que foi pró Brasil mas cá deixou retrato - sempre dá (a)trapalhação e um toque de modernidade; mais o retrato do Bêbado do costume, talvez um dos primeiros; e o primeiro, talvez o único, nu assim mais pró-helénico; e mais cuidados d'amor(es); ou outra gente cuidando de recos, figos e passarada - tudo de boa feitura, de uma e de outra mão; uma bela colheita, que poucos olhos viram.
            E o catálogo também não deslustra. Já vi - está lindo! E por dentro também não está mau... Valerá a pena ler, com calma e atenção.

Antecedendo a inauguração da Exposição, marcada por uma breve Conferência pela Comissária da mostra no auditório do Clube Figueiroense às 15:30 do dia 29 de Set., será colocada, por iniciativa da família e amigos do Artista e do Município de Figueiró dos Vinhos, no fuste do busto existente no cemitério da Vila, uma placa comemorativa da data.

        Sobre Manuel Henrique Pinto (1853-1912) podem ainda consultar isto e mais isto.


26 Set. 2012. LBG

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.