sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Na data da morte de Malhoa



            No dia 26 de Outubro de 1933 morreu, no seu «Casulo», em Figueiró dos Vinhos, José Malhoa.

            Ficam dois artigos publicados na época.
O primeiro publicado na primeira página de «A Regeneração» de 4 de Novembro, «semanário», então quinzenal, que se publicava em Figueiró.
O segundo, na revista lisboeta «Ilustração», nº 21 (189) 8º ano, de 1 de Novembro de 1933, número que na capa reproduzia Os Bêbados, 1907, e mais umas linhas a propósito manuscritas por Júlio Dantas (que pode ver aqui) .





               Uma primeira nota sobre o artigo do “jornal de combate” (já aqui falado) do Dr. Barreiros, simultaneamente director, editor e presidente camarário:
               A resolução de «armar a sala das sessões em câmara ardente» terá sido debalde – reza a estória que o corpo foi velado no atelier do «Casulo», rodeado pelos garridos xailes e trajes populares que ornavam a suas paredes, ao contrário dos habituais crepes negros…





Sobre o escrito da «Ilustração», duas outras notas:
Veja-se a foto inicial deste artigo e o desenho do catálogo da Exposição no Rio de Janeiro, de Dezembro deste mesmo ano, já anteriormente aqui comentado.
 Note-se ainda a ânsia em enumerar os vários títulos que O Fado, 1910, teve no seu périplo além-fronteiras – e lá aparece o célebre e bizarro «Será verdad?», repetidamente reproduzido posteriormente por tudo quanto é sítio mais ou menos sério como o alegado título do quadro na Exposição Internacional do Centenário da República da Argentina.
Bizarro e asnático - que Bajo el encanto é o nome que ali teve, a par de Cebollas rojas, e Mañana los arreglaré e Basta padre mio! - os outros quadros então expostos, é bom não esquecer... Tal «verdad», como outras, é afinal mentira.

(Se se derem ao trabalho de abrir a citada revista, podem ainda ver um artigo sobre a novidade científica da televisão; impressões de viagem sobre Munique, a cerveja e a ideia hitleriana; notícia do julgamento dos ditos “incendiários” do Reichtag; uma foto do Adolfo, ele mesmo; e uns cartoons com cruzes gamadas… sinais do tempo... mas também dois belos artigos sobre cinema. Podeis fruir.)

           
 26 Out. 2012. LBG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.