sábado, 10 de novembro de 2012

Mais uma adenda

A propósito do Retrato de Júlia Malhoa, 1883.

Porque parece que ainda há dúvidas, ou há quem não queira ver...
Diz uma recente e douta nota a propósito deste quadro: «Primeiro retrato exposto por Malhoa, se concordarmos com a data atribuída por alguns autores...» e logo a seguir vem mais parvoíce.
Ora, não temos de concordar ou deixar de concordar, e os autores não são alguns - é um - Malhoa, que resolveu assinar e datar a tela: «Malhôa 1883». Como sempre se pode ver ampliando esta mesma foto (canto inferior esquerdo).











Fica percebido?! O resto, diz-nos Ramalho Ortigão.  O que já aqui escrevi. E as parecenças ou «semelhança perfeita» com fotos e outros retratos de Júlia Malhoa - ela mesma.

Dúvidas, se as houver, será sobre quem seja a retratada num desenho a carvão, talvez do mesmo ano (?), alegadamente, e não se sabe bem porquê, que se diz representar Júlia Malhoa (?) ...

Será que não temos olhos na cara?
Depois admiram-se se acharmos que «raisonné», afinal, quer dizer apenas uma coisa pouco mais que «razoável»...

10 Nov. 2012. LBG

2 comentários:

  1. para quem nem consegui terminar o curso de pintura, não deixa de constituir um belo conjunto de patranhas, que deveriam envergonhar o avozinho. Deveria ter ficado pela literatura...

    ResponderEliminar
  2. Uma vez, sem exemplo.
    (Mas publicado logo, logo de seguida. E apesar de ser parvoíce.)
    Portanto, o(a) Senhor(a) Anónimo(a) (parece que agora deve ser assim) resolveu dar um ar de sua graça. Acha que são «patranhas». Está no seu direito.
    Quanto ao resto, não percebo, sinceramente, do que fala. Deve estar o(a) Senhor(a) Anónimo(a) mal informado(a). O que é perfeitamente natural...

    ResponderEliminar

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.