segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nos 160 anos de Júlia Malhoa


Hoje, 7 de Janeiro, perfazem cento e sessenta anos desde o nascimento de Juliana Júlia de Carvalho - Júlia Malhoa, pelo casamento.
Há um ano já se assinalou esta data - ainda não aqui mas no outro endereço – em nota que, em devido tempo, para aqui foi copiada. Sobre este assunto já quase tudo foi dito. Só para recordar, podemos relembrar istomais isto ou isto.


Hoje aproveitamos para deixar só mais esta foto da Senhora Dona Júlia Malhoa. Uma fotografia de «R.P.M.Bastos | Galeria Photografica | 25, Calçada do Duque, 25 | Lisboa».

É uma foto curiosíssima. Mostra-nos Júlia Malhoa quase nos mesmos preparos que nos é mostrada na tela de 1883. Tal qual a deverá ter conhecido Ramalho Ortigão para ter escrito, recordemos: «O retrato nº 53, de Malhoa, é o único acabado nesta exposição. Esta qualidade, junta à de uma semelhança perfeita, torna-mo extremamente simpático, e fez-me esquecer, para aplaudir o autor, de uma certa anemia de empaste e de uma dominante de acorde em cor-de-rosa, que prejudica a intensidade nervosa da expressão na figura».

Fica, portanto, a fotografia. Sempre pode dar uma ajuda para se perceber isto e aquilo.
Só mais uma nota: repare-se nas “orelhinhas” da Senhora. As mesmas que Malhoa regista no Retrato de D. Júlia Malhoa, 1883, e no outro, com igual título, bem mais atamancado e saleroso… e ainda no magnífico Retrato de minha Mulher, 1914. Apêndices auriculares que, curiosamente, não encontramos em nenhum dos outros retratos, desenhos e o diabo a quatro que nos querem fazer crer que representam a mesma Senhora. Entendidos?!


7 Jan. 2013. LBG

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.