Na
primeira nota que aqui escrevi, prometi que a este assunto voltaria.
Aproveito
para deixar algumas fotos dos retratos dos amigos mais chegados que Malhoa
pintou, numa clara evocação “RembrHalsista-Velasquista”, durante a primeira
década do séc. XX, e que há dias enumerei.
A
dúvida que então ficou era sobre o que seria «Retrato» - do bom, daquele “de
ermesinde” – e o que seria «Género» - coisa que, a este propósito, se não sabe
bem o que seja.
Se
lermos um escrito recente que por aí anda, na tentativa de perceber tão magno
problema, ficamos a saber que:
1. Isto é «Género»
4. Isto
também é «Género»
5. Isto
ainda é «Género»
6. Mas
isto volta a ser «Retrato»
7. E, finalmente,
isto é «Retrato»
Ficamos
a saber, e ficamos em crer. Porque nos diz o autor, porque não o corrigiu quem
devia, porque tal premiou a Academia – estas e outras preciosidades semelhantes.
Mas
a gente olha, vê, remira, relê… e não percebe!? Não percebe o porquê, nem
entende o critério. E pensa – como o Scolari – «e o burro sou eu?!»
Aparentemente,
por mais que olhemos, não conseguimos encontrar substanciais diferenças
estéticas, de postura, de estilo, psicológicas, um olhar, o que seja… Mas isso
somos nós, simples mortais, gente inculta, de fraco grau. Deve haver razões só
ao alcance de eleitos…
Insistimos.
E olhamos de novo.
Não
percebemos porque raio o Manuel Henrique Pinto vestido à séc.XVII é «Género» e
o António Novais, em traje semelhante, é «Retrato» - talvez a gola farfalhuda
do primeiro justifique… Não entendemos porque o mesmo Pinto continua a ser
«Género» e o Lobo da Silveira (Alvito), nos mesmíssimos preparos, já é
«Retrato» - estará a diferença do manto de Sant’Iago, na luva ou no título
nobiliário? Ainda menos percebemos porque o Novais tanto é «Retrato» como é
«Género» consoante se lhe chame Retrato
do Fotógrafo Novais ou O
Homem do Gorro – mesmo e quando o título aparece em francês, e tem
honras de figurar no Salon?!
Ou
será que…? Será?!
Será
que, afinal, o tal critério é bem mais comezinho, primário, ligeirinho e
condicionado pela simples ignorância?!
Quadro
que se saiba quem é o retratado, é «Retrato»!
Quadro
onde não se sabe bem quem é o “gajo”, em que mal se pôs a vista em cima ou só
se conhece de ouvir falar, cujo título soe mais a “gentinha”, pimba! – é
«Género»! e vais com sorte!
Só
assim se compreende que o Novais “au capuchon” seja «Género» e «Retrato», num
difícil exercício de ubiquidade, resultado afinal da mais pura ignorância.
-
“Gajo” de gorro? mais um labrego de Figueiró! – pensaste, ou não pensaste?!
E,
para dar um ar científico, de coisa estudada e grande pesquisa, nada melhor que
uns graficozinhos, umas percentagens, um q.b. de matemática - ciência exacta!
Para
levar a sério? Com tais premissas?
Antes
para “épater le bourgeois”, aplauso de Catedráticos, prémio da Academia.
O que também está certo!
Para
dar importância a quem a tem, ficam os quadros e os artistas a pintá-los.
Repare-se,
nestas fotos datadas de 1901, no atelier de Campo de Ourique. Malhoa trabalha o
Cavaleiro de Santiago e já lá tem o Baptismo de Cristo para a Igreja de
Figueiró quase pronto – ambos só dali sairão em 1904 – que a coisa não era “atar
e pôr o fumeiro”… demorava, pois “depressa e bem...”
O
discípulo, muito provavelmente Mattoso da Fonseca, retrata “não sei quem”.
Dos
convivas, um será o Barão do Alvito, António Lobo da Silveira – diz Malhoa que
é o do manto de Sant’Iago… Mas quem será a Senhora e aquele que não sabemos?
Exp. Paris 1901, SNBA 1902, SNBA 1928
Exp. SNBA 1903
Exp. Rio de Janeiro 1906
Exp. Paris 1904, Rio de Janeiro 1906 e 1908, Santiago 1910
Exp. SNBA 1910, Paris 1911, Porto 1912, Madrid 1912, Lisboa 1918, SNBA 1928
Publicado
originalmente em Jan. 2012. LBG .
Boa noite,
ResponderEliminarserá que me podia informar como posso encontrar o "original" da fotografia de 1901, onde Malhôa está a pintar o retrato de António Lobo da Silveira?
melhores cumprimentos,
Cara AlexandraF,
EliminarO "original" não sei, estas duas cópias sim.
Já vi que andou com os Barões "às costas"... Sabe quem serão o Senhor e a Senhora que observam da escada?
Deixe-me um "e-mail" (que obviamente não publicarei) se quiser conversar mais sobre o assunto.
Cumprimentos
LBG
Tenho alguns dados biográficos do retratado. Gostaria de falar consigo sobre esta foto pelo que agradeço o contacto. Cumprimentos a.f.
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